Fundação Cidade das Artes

Arte e Educação

Arte e Educação

A Fundação Cidade das Artes, por meio de seu programa de Arte e Educação, apresenta uma programação de atividades literárias e artísticas destinadas às crianças e jovens das escolas, às famílias e a participantes individuais. Este programa comporta os seguintes projetos:

Informações e Agendamento

Telefones

(21) 3325 0448

Visitas guiadas

Visitas guiadas

Sendo um prédio premiado por sua arquitetura, a Cidade das Artes tem um projeto especificamente para apresentar sua construção e suas curiosidades arquitetônicas aos visitantes interessados. Além de visitas guiadas a exposições temporárias.

Informações

Horários

Visitas às terças e quintas-feiras - 11:00h ou 14:00h - Agendamento por e-mail: receptivo.cidadedasartes@gmail.com

Sala de Leitura

Sala de Leitura

Espaço público de leitura, com acervo de literatura, artes e periódicos, em suporte impresso ou digital, preparado para receber crianças, jovens e adultos.

 

A Sala de Leitura contém um acervo com mais de 4.500 títulos, onde os leitores poderão fazer, mediante inscrição, os empréstimos de livros.  

 

A Sala de Leitura é também um local reservado para estudos e pesquisas, com computadores e rede WIFI.

 

 

Informações

Acervo

Literatura e artes em geral e periódicos, em suporte impresso e virtual.

Horário de Funcionamento

Terça a Domingo de 10h às 18h

Público

Livre para todos os públicos

Email

saladeleitura@cidadedasartes.org

CineArtes

Cineclube

Exibições de filmes que homenageiam a cada mês um diretor, ator ou tema relevante da história da sétima arte.

 

Em algumas sessões, teremos debates com o diretor do filme exibido ou especialistas da área do audiovisual. 

Informações

Sujeito à lotação

Projeto Cidade Literária

Cidade literária

O projeto consiste na realização de atividades culturais, tendo como eixo principal os textos literários em diálogo com outras linguagens artísticas.

 

A programação do Cidade Literária promove encontros com escritores e ilustradores, narradores de histórias, oficinas de textos, saraus poéticos e musicais, exibição de filmes e peças baseados em textos literários, troca de livros, lançamentos e espetáculos musicais. 

 

Livro Fora da Estante - a troca de livros - os leitores poderão levar um livro e trocá-lo por outro em nossa mesa de trocas. Somente livros de literatura.

Informações

saladeleitura@cidadedasartes.org

Agenda de Eventos

​Interlocuções: Psicanálise e Literatura 10/03 a 28/07 Arte e Educação ​ Interlocuções | Psicanálise e Literatura Joyce com Lacan é o que propomos para 2017   Iniciaremos com a leitura do romance de James Joyce "Um retrato do artista quando jovem" (1916). A tradução recomendada é de Bernardina da Silveira Pinheiro publicada em 2006. O escritor tornou-se célebre por sua experimentação com a linguagem. Joyce explora ao máximo a linguagem. Inventa-se artista quebrando frases, picando palavras, desmantelando falas impostas. "A literatura depois dele não pode mais ser o que foi antes.  Os encontros serão realizados nos dias 10 e 24/03  |  07/04  |  05 e 19/05  |  02, 16 e 30/06  |  14 e 28/07 - sextas-feiras.   Grupo de estudo quinzenal  ​C​oordenadores Gilda Pitombo Mesquita e Marília Flores [+] saiba mais Curso de Escrita Criativa 06/06 a 11/07 Arte e Educação CURSO DE ESCRITA CRIATIVA Coordenação do Curso: Professora Doutora Cintia Barreto (Doutora em Literatura Brasileira pela UFRJ)   O Curso objetiva, por meio de gêneros variados e estratégias linguísticas e discursivas, promover a produção de textos literários, a fim de levar os alunos a desenvolverem a criatividade, a ludicidade, a escrita autoral. Escrita Criativa é um Curso ministrado por profissionais de diferentes áreas de atuação, mas que têm, em comum, o uso da criatividade em suas atividades sejam elas de textos para o teatro, para a tevê, para contação de histórias ou para elaboração de provas, atividades de aulas ou dinâmicas de grupo. Todos os profissionais deste módulo são reconhecidos por seus trabalhos de excelência nos diferentes setores sociais: escolas, ong’s, universidades, bibliotecas, salas de leitura, teatro e tevê.   Cronograma 06/06 – Marília Pirillo e Cíntia Barreto – “IMAGENS E PALAVRAS” 13/06 – Nívea Oura - “HAICAI: HARMONIA E DIVERSÃO EM POUCAS PALAVRAS” 20/06 – Alexandre Damascena – “DO LITERÁRIO AO TEATRAL” 27/06 – Anna Claudia Ramos – “PELOS CAMINHOS DA LITERATURA INFANTIL” 04/07 – Yassu Noguchi – “POESIA FALADA: CONSTRUÇÃO E LINGUAGEM” 11/07 – Rosa Amanda Strausz – DE ONDE VÊM AS IDEIAS?   Local: Sala de Leitura Horário: 10h às 13h Para maiores informações sobre as inscrições, entrar em contato através do telefone 3325-0448 ou pelo e-mail saladeleitura@cidadedasartes.org   Vagas limitadas! [+] saiba mais