Fundação Cidade das Artes

Notícias » Rio Maracatu nas Férias da Cidade das Artes

Janeiro de 2017

dia 27, Sexta

Rio Maracatu nas Férias da Cidade das Artes

Amanhã (28.1) é o segundo final de semana das Férias da Cidade das Artes! O evento, nomeado como  Música e Movimento, será um dia para viver experiências sonoras, danças, instrumentos e ritmos da cultura brasileira. 

Uma das atrações do dia é a Oficina de Danças Populares com o grupo Rio Maracatu que acontece de 16 as 18h. Conversamos com Isabela de Castro sobre a proposta do Rio Maracatu para ocasião.

 

1- O Rio Maracatu é um grupo que estimula e estabelece a troca entre duas culturas, a pernambucana e a carioca. Qual a sensação de realizar essa conexão tão importante cultural?

 A sensação é muito gratificante, porque o maracatu é parte viva da história da cultura genuinamente brasileira e é absolutamente fascinante. Maracatu encanta por onde passa, não há como ser indiferente. Quando começamos há 20 anos, os movimentos de cultura popular não eram tão valorizados aqui no Rio. Hoje em dia, a cultura popular encontra seu espaço e nos sentimos parte disso.

 

2 - Como é trabalhar com crianças?

Trabalhar com crianças é um ato de amor. É simples e divertido e o que a criança absorve, transforma em identidade. É maravilhoso.

 

3 - O que esperam deste encontro de sábado?

 Esperamos encontrar um público aberto e disposto a brincar e aprender. Cantar, dançar e se divertir com uma tradição pura e vibrante da nossa cultura popular.

Demais notícias

Março de 2017

dia 02
Quinta

70 Anos de Carreira do Maestro e Cravista Roberto de Regina

Em abril, a Fundação Cidade das Artes tem a honra de receber o o cravista e regente Roberto de Regina em um recital em comemoração pelos seus 70 anos de carreira.   Roberto fundou a renomada Camerata Antiqua de Curitiba, o Coral Bach do Rio de Janeiro e o Conjunto que leva o seu nome e, além desses emblemas, foi o primeiro artista a gravar discos brasileiros com repertório do cravo com respaldo de Heitor Villa-Lobos.

[+] leia mais

Fevereiro de 2017

dia 08
Quarta

Cordão do Boitatá no Bailinho da Cidade das Artes

    FonteA primeira vez o Cordão do Boitatá apareceu no Carnaval do Rio de Janeiro foi em 1997, tempo que o carnaval de rua carioca gozava de pouco prestígio. Os cinco amigos fundadores já tocavam juntos há um ano e fundaram o bloco sem grandes pretensões.

[+] leia mais

Janeiro de 2017

dia 15
Domingo

Férias na Cidade das Artes

As férias na Cidade Das Artes já tem programação para a criançada. Durante os sábados 21/01, 28/01 e 04/02, vamos promover encontros de arte, contato com a natureza, trabalhos manuais e brincadeiras ao público.

[+] leia mais

Dezembro de 2016

dia 19
Segunda

Cidade das Artes de Portas Abertas, Natal!

A Fundação Cidade das Artes encerrou mais um ano de programação como evento Natal na Cidade das Artes de Portas Abertas no último sábado, dia 17/12. Foi um dia inteiro de programação gratuita para toda a família com inúmeras atrações espalhadas por todas nossas salas e espaços.

[+] leia mais

Outubro de 2016

dia 13
Quinta

Arte do Brincar: Dia das Crianças na Cidade das Artes

Confirmando nossa missão de promover cultura à todos, o Dia das Crianças da Cidade das Artes foi marcado por um dia de diversão gratuita para criançada. A programação começou no início da tarde com brincadeiras que resgataram o prazer das brincadeiras de antigamente oficinas de arte, ciranda, contação de histórias e muito mais.

[+] leia mais

Setembro de 2016

dia 12
Segunda

Jorge Larrosa na Cidade das Artes

No dia 26 de setembro, o espanhol Jorge Larrosa, professor de Filosofia da Educação na Universidade de Barcelona, apresenta na Cidade das Artes a conferência gratuita “Um Saber Realmente Útil”, sobre o que pode significar o aprendizado de artes no ensino básico, com participação do artista visual Carlos Vergara. Nos dias seguintes, de 27 a 29 de setembro, o prestigiado acadêmico ministra o curso “Tempos, espaços, materialidades e sujeitos no trabalho artístico e educacional”, sobre a arte e a educação na construção de sujeitos.

[+] leia mais

Setembro de 2016

dia 07
Quarta

Casa Japão de volta à Cidade das Artes

A Casa Japão está de volta à Cidade das Artes pra os Jogos Paralímpicos Rio 2016. Durante o período dos Jogos Paralímpicos o público poderá experienciar  a cultura japonesa, desfrutar de diversos conteúdos em exposição, e também conhecer um pouco sobre o local dos próximos jogos olímpicos, denominado - TOKYO 2020 - de 07 à 18/09, aqui na Praça da Cidade das Artes.

[+] leia mais

Agosto de 2016

dia 23
Terça

Cidade das Artes recebe o maior Festival de Pipas Artísticas do Brasil.

Dia 4 de setembro, empinadores de pipa irão colorir o céu da Barra da Tijuca. É que a Cidade das Artes recebe o maior festival de pipas artísticas do país com diversas atrações gratuitas para toda a família.

[+] leia mais

Agosto de 2016

dia 15
Segunda

"ALCIONE BOLEROS" - Turnê Nacional de Lançamento

Alcione tem diversas faces musicais. A cantora já cantou samba, forró, jazz, reggae, música internacional.

[+] leia mais

Agosto de 2016

dia 08
Segunda

Cidade das Artes é a Casa Japão na Rio 2016

Na última quinta-feira, 4 de agosto, o Comitê Olímpico do Japão e o Comitê Organizador da Olimpíada de Tóquio em 2020 abriram oficialmente a Casa do Japão na Cidade das Artes. Durante os Jogos Olímpicos, a Cidade das Artes será o Japão no Rio de Janeiro e receberá os medalhistas japoneses em uma sala para entrevistas coletivas com equipamentos de segurança de alta tecnologia com reconhecimento facial.

[+] leia mais