Fundação Cidade das Artes

Notícias » As histórias de Augusto Pessôa

Setembro de 2013

dia 02, Segunda

As histórias de Augusto Pessôa

augustop

Neste último sábado, o autor e contador de histórias Augusto Pessôa marcou presença na Sala de Leitura da Cidade das Artes, trazendo histórias e adivinhas para o público. Os contos populares selecionados para essa tarde divertida foram “A rã e o Boi”, “João sem medo”, “Mussa”, e “O macaco e a velha”, sendo que alguns deles estão presentes nos livros publicados pelo autor: “Macacada” e “Bá e as Visagens”.

Em entrevista, Augusto diz que a experiência de contar histórias é revigorante: ”Não importa o seu estado, depois de contar histórias você se sente outra pessoa”. E foi por contar histórias que ele também passou a escrevê-las. Seu primeiro convite para escrever foi para um livro com as histórias que ele mais gostava de contar, chamado “Felizes para Sempre”. Hoje, o autor já possui 14 livros publicados.

Ele ainda não conhecia o espaço, mas achou o local maravilhoso. Disse que o público precisa conhecer melhor e aproveitar esse ambiente de cultura.

A Sala de Leitura é uma parceria da Cidade das Artes com o Rio Design. Acompanhe a nossa programação pelo site. Os eventos são gratuitos.

Demais notícias

Abril de 2014

dia 23
Quarta

Jacob do bandolim

Filho de um capixaba e uma polonesa, o carioca Jacob Pick Bittencourt vivia no bairro da Lapa e aos 12 anos se encantou pela música por ouvir um vizinho seu que era violinista. Começou a estudar violino, mas por não se adaptar ao arco, o substituiu por grampos de cabelo.

[+] leia mais

Abril de 2014

dia 22
Terça

Pixinguinha

Segundo o crítico e historiador Ary de Vasconcelos se você tiver apenas uma palavra para descrever a Música Popular Brasileira, escreva Pixinguinha. O instrumentista, compositor, arranjador e maestro, estreou nos discos com apenas 13 anos de idade já revolucionando na interpretação do choro.

[+] leia mais

Abril de 2014

dia 21
Segunda

O Cavaquinho

O cavaquinho, instrumento musical essencial à nossa cultura popular foi criado em Portugal, possivelmente a partir de instrumentos de corda de origem grega.  Muito popular em Portugal, o cavaquinho que nasceu na região de Braga chegou à Lisboa e com os navegantes e imigrantes portugueses ganhou o mundo.

[+] leia mais

Abril de 2014

dia 20
Domingo

A revitalização do choro

Na década de 1970, o choro passou por um processo de revitalização. No início desse período, o mercado fonográfico brasileiro foi invadido pela música norte-americana, e o interesse pela música nacional parecia ter diminuído.

[+] leia mais

Abril de 2014

dia 19
Sábado

Arrebatamento Musical

Foi arrebatadora a apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira na noite de ontem.   O naipe de cordas estava extremamente inspirado e promoveu uma excelente apresentação desse belíssimo oratório de Bach, Paixão Segundo São João.

[+] leia mais

Abril de 2014

dia 18
Sexta

O Choro

O choro foi criado a partir da mistura de elementos das danças de salão europeias e da música popular portuguesa e mais influências da música africana. Ele surgiu no Rio de Janeiro, por volta do final do século XIX.

[+] leia mais

Abril de 2014

dia 17
Quinta

Concerto de Páscoa

A Orquestra Sinfônica Brasileira e a Cidade das Artes retomam a tradição dos concertos de páscoa e apresentam um dos mais belos oratórios de Bach, a Paixão de São João. Com solistas para voz, instrumentos, coro e orquestra, trata-se de uma obra completa que é raramente apresentada no Brasil em função do seu tamanho e complexidade.

[+] leia mais

Abril de 2014

dia 16
Quarta

Julio Moretzsohn

Julio Moretzsohn é maestro do conjunto vocal Calíope desde 1993. Esse é considerado pela critica especializada como um dos melhores conjuntos vocais em atividade no Brasil.

[+] leia mais

Abril de 2014

dia 15
Terça

Paixão Segundo São João

Bach compôs a Paixão Segundo São João no inverno anterior à sexta-feira santa de 1724. A obra se trata de um oratório.

[+] leia mais

Abril de 2014

dia 14
Segunda

Conjunto Calíope

O conjunto Calíope é formado por cantores profissionais, dedicados a música vocal de câmara. Dirigidos desde sua criação pelo Maestro Julio Moretzsohn, professor doutor de regência coral da Universidade do Rio de Janeiro, o grupo realiza concertos no Brasil e no exterior.

[+] leia mais