Fundação Cidade das Artes

Notícias » As histórias de Augusto Pessôa

Setembro de 2013

dia 02, Segunda

As histórias de Augusto Pessôa

augustop

Neste último sábado, o autor e contador de histórias Augusto Pessôa marcou presença na Sala de Leitura da Cidade das Artes, trazendo histórias e adivinhas para o público. Os contos populares selecionados para essa tarde divertida foram “A rã e o Boi”, “João sem medo”, “Mussa”, e “O macaco e a velha”, sendo que alguns deles estão presentes nos livros publicados pelo autor: “Macacada” e “Bá e as Visagens”.

Em entrevista, Augusto diz que a experiência de contar histórias é revigorante: ”Não importa o seu estado, depois de contar histórias você se sente outra pessoa”. E foi por contar histórias que ele também passou a escrevê-las. Seu primeiro convite para escrever foi para um livro com as histórias que ele mais gostava de contar, chamado “Felizes para Sempre”. Hoje, o autor já possui 14 livros publicados.

Ele ainda não conhecia o espaço, mas achou o local maravilhoso. Disse que o público precisa conhecer melhor e aproveitar esse ambiente de cultura.

A Sala de Leitura é uma parceria da Cidade das Artes com o Rio Design. Acompanhe a nossa programação pelo site. Os eventos são gratuitos.

Demais notícias

Julho de 2016

dia 23
Sábado

Cidade Jacaranda

A partir de hoje, a Cidade das Artes recebe a mostra “Cidade Jacaranda”, com obras de Carlos Vergara, José Bechara, Afonso Tostes, Daniel Senise, Iole de Freitas, Vicente de Mello, Raul Mourão, Beth Jobim, Vik Muniz, Angelo Venosa, Paulo Vivaqua e Cabelo. A exposição, que fica em cartaz durante todo o período dos jogos Olímpicos e Paralímpicos marca o início da parceria entre a plataforma Jacaranda e a Cidade das Artes, com o objetivo de promover um panorama relevante da arte contemporânea brasileira.

[+] leia mais

Julho de 2016

dia 18
Segunda

Cia de dança japonesa Sankai Juku se apresenta na Cidade das Artes

No último final de semana, dias 16 e 17 de julho, a Cidade das Artes recebeu novamente a companhia de dança japonesa Sankai Juku, desta vez com o espetáculo “Meguri – Mar exuberante, Terra tranquila”. Obra mais recente de Ushio Amagatsu —  que significa tudo o que circula — Meguri  é dividido em sete partes “Um clamor à distância”, “Transformação do fundo do mar”, “Duas superfícies”, “Premonição – Quietude—Tremores”, “Floresta de Fósseis”, “Entrelaçamentos” e “Retorno”.

[+] leia mais

Julho de 2016

dia 16
Sábado

Fellini no CineArtes

Federico Fellini é o homenageado do mês no CineArtes da Cidade das Artes. Durante todo mês de julho, serão exibidos os mariores sucessos do grande cineasta italiano.

[+] leia mais

Julho de 2016

dia 14
Quinta

A Rainha e o Lugar

Dia 9 de julho, crianças de 2 a 6 anos exploraram o mundo lúdico através de experiências sensoriais extraordinárias no espetáculo-oficina "A Rainha e o Lugar" na Cidade das Artes. Através do tato, sons, texturas, movimento, objeto, ritmo e canções, Andrea Jabor levou todos diretamente para o mundo lúdico, extraordinário e poético das crianças através de experiências sensoriais incríveis.

[+] leia mais

Julho de 2016

dia 06
Quarta

A Psicanálise e o Surrealismo de Dali no Projeto Interlocuções

“O estranho em Salvador Dali” – com Vanisa Maria da Gama Moret Santos Dia 1 de julho, a poeta, escritora, psicanalista e professora universitária Vanisa Maria da Gama Moret Santos trouxe para o projeto Interlocuções da Cidade das Artes uma palestra sobre a conexão do surrealismo com a psicanálise com ênfase para a obra do grande Salvador Dali. A genialidade de Dali, ao contrário do que muitos pensam, não era traduzida apenas em suas pinturas, mas também em suas palavras.

[+] leia mais

Julho de 2016

dia 04
Segunda

Cia Teatro Portátil apresenta espetáculo gratuito na Cidade das Artes

No último final de semana, a Cidade das Artes recebeu o espetáculo "2 Números" da Cia teatro Portátil. Na sexta-feira, dia 1 de julho, a apresentação foi exclusiva para escolas e no sábado e domingo aberto ao público, que pode retirar seu ingresso gratuitamente uma hora antes na bilheteria da Cidade das Artes.

[+] leia mais

Junho de 2016

dia 30
Quinta

“Bossa Nova Canta Boleros”, o novo espetáculo do Projeto Inusitado

No segundo espetáculo da quarta temporada de Inusitado, nos dias 5 e 6 de julho, Roberto Menescal, Daniel Filho e as cantoras Joyce Moreno e Leny Andrade cantam sucessos e contam histórias sobre o bolero, estilo musical que precedeu a bossa nova. O espetáculo “Bossa Nova Canta Boleros” reúne canções em português e espanhol que marcaram as décadas de 50 e 60 como: “Me deixas louca”, a última música gravada por Elis Regina; “Anos dourados”, parceria entre Tom Jobim e Chico Buarque; e sucessos latinos como “La barca”, “Quizás, quizás, quizás”, “Tu me acostumbraste” e “Contigo en la distancia”.

[+] leia mais

Junho de 2016

dia 20
Segunda

V Semana de Música de Câmara

Criada pela pianista Simone Leitão, a Semana Internacional de Música de Câmara do Rio de Janeiro - único festival da categoria no Brasil – apresenta sua quinta edição entre os dias 21 e 26 de junho na Cidade das Artes. O repertório, que preza pela ecletismo estilístico e cultural, vai de Bach até Shostakovich, contemplando também a variedade de nacionalidade entre os músicos.

[+] leia mais

Junho de 2016

dia 17
Sexta

Orquestra Maré do Amanhã se apresenta na Cidade das Artes na sexta Edição do Projeto Sócio-Cultural Mobilidade Sonora

No último dia 15, a Cidade das Artes recebeu a apresentação da Orquestra Maré do Amanhã em um concerto para estudantes da rede pública convidados pela Fetranspor, realizadora do projeto sócio-cultural. O Mobilidade Sonora, que faz parte de um conjunto de ações sociais da empresa, tem como objetivo a inclusão social de jovens levando-os para vivenciar manifestações culturais através da música, arte e cidadania.

[+] leia mais

Junho de 2016

dia 15
Quarta

Sura Berditchevsky em Cartas de Maria Julieta e Carlos Drummond de Andrade

O Teatro de Câmara da Cidade das Artes recebeu, nos dias 11 e 12 de junho,  o emocionante monólogo desenvolvido pela atriz Sura Berditchevsky a partir das correspondências entre o poeta Carlos Drummond de Andrade e sua filha Maria Julieta. O projeto é uma parceria entre a atriz e o neto caçula de Carlos Drummond de Andrade, que recebeu do avô a função de cuidar de sua obra após sua morte.

[+] leia mais