Fundação Cidade das Artes

Notícias » As histórias de Augusto Pessôa

Setembro de 2013

dia 02, Segunda

As histórias de Augusto Pessôa

augustop

Neste último sábado, o autor e contador de histórias Augusto Pessôa marcou presença na Sala de Leitura da Cidade das Artes, trazendo histórias e adivinhas para o público. Os contos populares selecionados para essa tarde divertida foram “A rã e o Boi”, “João sem medo”, “Mussa”, e “O macaco e a velha”, sendo que alguns deles estão presentes nos livros publicados pelo autor: “Macacada” e “Bá e as Visagens”.

Em entrevista, Augusto diz que a experiência de contar histórias é revigorante: ”Não importa o seu estado, depois de contar histórias você se sente outra pessoa”. E foi por contar histórias que ele também passou a escrevê-las. Seu primeiro convite para escrever foi para um livro com as histórias que ele mais gostava de contar, chamado “Felizes para Sempre”. Hoje, o autor já possui 14 livros publicados.

Ele ainda não conhecia o espaço, mas achou o local maravilhoso. Disse que o público precisa conhecer melhor e aproveitar esse ambiente de cultura.

A Sala de Leitura é uma parceria da Cidade das Artes com o Rio Design. Acompanhe a nossa programação pelo site. Os eventos são gratuitos.

Demais notícias

Julho de 2014

dia 23
Quarta

O Esquizofrenético show da Blitz

Esbanjando simpatia e informalidade, a Blitz fez sua primeira apresentação ontem (dia 22/07) pelo projeto Inusitado, da Cidade das Artes. O projeto propõe trazer grandes nomes da música para o palco da Cidade das Artes e lhes dar a liberdade para realizar um espetáculo diferente, deixando de lado os grandes sucessos e imergindo em outros estilos e canções menos conhecidas.

[+] leia mais

Julho de 2014

dia 22
Terça

O Tango

No fim do século XIX, a Argentina abriu seus portos para imigrantes europeus, com o intuito de aumentar seu contingente de mão-de-obra. Os inúmeros jovens do sexo masculino que abandonaram suas famílias para buscar uma oportunidade na América do Sul logo fizeram crescer exponencialmente o número de cabarés na área.

[+] leia mais

Julho de 2014

dia 21
Segunda

Raquel Tavares

Raquel Tavares nasceu no dia 11 de janeiro de 1985, em Lisboa, Portugal. Sua família possuía um laço estreito com a cena musical portuguesa, particularmente lisboeta.

[+] leia mais

Julho de 2014

dia 20
Domingo

Mikhail Baryshnikov

Mikhail Baryshnikov nasceu no dia 27 de janeiro de 1948, em Riga, Latvia, estado da então União Soviética. Filho de um oficial estalinista, enfrentou resistência em casa quando quis ingressar no Ballet Kirov, em 1967.

[+] leia mais

Julho de 2014

dia 19
Sábado

Festa Julina, a festa multicultural brasileira

A Festa Junina teve origem na Europa, com as comemorações e homenagens feitas aos santos católicos, que coicidiam com a festa pagã do solstício de verão (no hemisfério norte) e de inverno (no hemisfério sul). Existem duas vertentes para a criação do nome “Junina”: uma afirma que, já durante a Idade Média, as festas ocorriam no mês de junho (segundo o calendário gregoriano);  a outra defende que o nome se originara de “Joanina”, pois faziam parte das homenagens a São João Batista.

[+] leia mais

Julho de 2014

dia 18
Sexta

Robert Lopez

Robert Lopez nasceu no dia 23 de fevereiro de 1975, em Manhattan. O músico tem ascendência filipina e desde cedo se interessou pela composição, escrevendo sua primeira canção aos 7 anos de idade.

[+] leia mais

Julho de 2014

dia 17
Quinta

De Gonzagão a Dominguinhos

O rádio chegou de fato ao Brasil na década de 1930 e em um primeiro momento foi dominado pelo samba do Rio de Janeiro.  Essa supremacia durou até a chegada do jovem Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.

[+] leia mais

Julho de 2014

dia 16
Quarta

A História da Blitz

            No início da década de 1980, no Rio de Janeiro, sete jovens fundaram uma das principais bandas do rock brasileiro, a Blitz.  A formação original era: Evandro Mesquita, guitarra e voz; Fernanda Abreu, backing vocal; Marcia Bulcão, backing vocal; Ricardo Barreto, guitarra; Antônio Pedro Fortuna, baixo; William "Billy" Forghieri, teclados; e Lobão, bateria.

[+] leia mais

Julho de 2014

dia 15
Terça

Matt Stone e Trey Parker - os autores do The Book of Mormon

Matt Stone (1971) e Trey Parker (1969) conheceram-se em uma aula de cinema na Universidade do Colorado, quando o primeiro cursava Matemática e o segundo acabara de se transferir após um semestre na Berklee College of Music. O humor antiautoridade e subversivo e a idolatria por Monty Python aproximaram os dois jovens.

[+] leia mais

Julho de 2014

dia 14
Segunda

José Resende

Nascido em São Paulo, no ano de 1945, o artista José Resende formou-se em arquitetura em 1967. Ao mesmo tempo em que fazia a faculdade, cursou gravura e se tornou aprendiz de Wesley Lee Duke.

[+] leia mais