Fundação Cidade das Artes

Notícias » As histórias de Augusto Pessôa

Setembro de 2013

dia 02, Segunda

As histórias de Augusto Pessôa

augustop

Neste último sábado, o autor e contador de histórias Augusto Pessôa marcou presença na Sala de Leitura da Cidade das Artes, trazendo histórias e adivinhas para o público. Os contos populares selecionados para essa tarde divertida foram “A rã e o Boi”, “João sem medo”, “Mussa”, e “O macaco e a velha”, sendo que alguns deles estão presentes nos livros publicados pelo autor: “Macacada” e “Bá e as Visagens”.

Em entrevista, Augusto diz que a experiência de contar histórias é revigorante: ”Não importa o seu estado, depois de contar histórias você se sente outra pessoa”. E foi por contar histórias que ele também passou a escrevê-las. Seu primeiro convite para escrever foi para um livro com as histórias que ele mais gostava de contar, chamado “Felizes para Sempre”. Hoje, o autor já possui 14 livros publicados.

Ele ainda não conhecia o espaço, mas achou o local maravilhoso. Disse que o público precisa conhecer melhor e aproveitar esse ambiente de cultura.

A Sala de Leitura é uma parceria da Cidade das Artes com o Rio Design. Acompanhe a nossa programação pelo site. Os eventos são gratuitos.

Demais notícias

Novembro de 2014

dia 25
Terça

Ricardo III

“A Tragédia do Rei Ricardo III”, uma das primeiras tragédias escritas por Shakespeare é, também, uma das mais famosas, não só pela  emblemática do personagem principal - o disforme e maquiavélico duque de Gloucester, como também pela controvérsia que gerou ao longo dos séculos, desde a sua escrita em 1591. Sabe-se hoje, à luz da História, que o enredo dos acontecimentos não é exato se comparado aos fatos reais.

[+] leia mais

Novembro de 2014

dia 24
Segunda

Sergio Módena

O diretor Sergio Módena enfrentou o desafio de levar para o palco uma adaptação do caudaloso texto Ricardo III, de Shakespeare, reduzindo o número de personagens de 54 para 21 – todos interpretados por Gustavo gasparani, que tem aumentado o número de prêmios da carreira. A versão centra a trama sobre disputa de poder e o personagem-título, um dos mais desafiadores criados pelo bardo.

[+] leia mais

Novembro de 2014

dia 23
Domingo

A magia de Vera Holtz

Vera Lúcia Holtz, nascida em 1952, em Tatuí, Interior de São Paulo. Formou-se em Artes Plásticas e Desenho Geométrico, mas largou tudo para estudar na Escola de Artes Dramáticas na Universidade de São Paulo.

[+] leia mais

Novembro de 2014

dia 22
Sábado

O grande compositor

Johann Sebastian Bach foi músico, compositor e organista, nascido no ano de 1865, na Alemanha, em Eisenach. Considerado um dos maiores artistas da história da humanidade, fazendo parte da tríade dos maiores músicos eruditos ao lado de Beethoven e Mozart.

[+] leia mais

Novembro de 2014

dia 21
Sexta

O bardo inglês

William Shakespeare nasceu e foi criado em Stratford-upon-Avon. Aos 18 anos, segundo alguns estudiosos, casou-se com Anne Hathaway, que lhe concedeu três filhos: Susanna, e os gêmeos Hamnet e Judith.

[+] leia mais

Novembro de 2014

dia 19
Quarta

O grande líder sul-africano

Nascido em 18 de julho de 1918, na cidade de Transkei, Nelson Rolihlahla Mandela era filho único do casal Henry Mgadla Mandela e Noseki Fanny, que integrava uma antiga família de aristocratas da casa real de Thembu. O líder sul-africano foi um dos mais importantes sujeitos políticos atuantes contra o processo de discriminação instaurado pelo apartheid, na África do Sul, e se tornou um ícone internacional na defesa das causas humanitárias.

[+] leia mais

Novembro de 2014

dia 18
Terça

Homenagem a Zumbi dos Palmares

O Dia da Consciência Negra é uma data celebrada no Brasil no dia 20 de novembro, um dia que está incluído na semana da Consciência Negra e tem como objetivo uma reflexão sobre a introdução dos negros na sociedade brasileira. O dia 20 de Novembro foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, data na qual morreu, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695.

[+] leia mais

Novembro de 2014

dia 17
Segunda

Um grande dia de celebração à alegria

Ontem, dia 16 de novembro, o Festival Panorama encheu a Cidade das Artes de amantes da cultura afro-brasileira e da dança em geral. O domingo foi bastante movimentado, recebendo dois eventos bem característicos da zona norte do Rio de Janeiro: a Feira das Yabás e a tradicional festa gastronômica de Oswaldo Cruz.

[+] leia mais

Novembro de 2014

dia 16
Domingo

Feira das Yabás

Em 2008, aconteceu a primeira edição da Feira das Yabás por iniciativa de Marquinhos de Oswaldo Cruz que depois de recriar o Trem do Samba e a feijoada da Portela resolveu cantar seus sambas na quadra da Portelinha com muito macarrão  e carne assada. Assim, nasceu a primeira edição da Feira, que hoje conta com o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro e reúne milhares de visitantes.

[+] leia mais

Novembro de 2014

dia 15
Sábado

O ritmo agitado de Alice Ripoll

A carioca Alice Ripoll é coreógrafa formada pela Escola e faculdade Angel Vianna, e atua também como intérprete, professora e diretora de movimento para peças teatrais. Dirigiu e interpretou os trabalhos “Que as saídas sejam múltiplas” (em parceria com Fernando Klipel, 2008), “Amanhã recomeço” (2007), “Caminhe com os meus sapatos” (2012).

[+] leia mais