Fundação Cidade das Artes

Notícias » As histórias de Augusto Pessôa

Setembro de 2013

dia 02, Segunda

As histórias de Augusto Pessôa

augustop

Neste último sábado, o autor e contador de histórias Augusto Pessôa marcou presença na Sala de Leitura da Cidade das Artes, trazendo histórias e adivinhas para o público. Os contos populares selecionados para essa tarde divertida foram “A rã e o Boi”, “João sem medo”, “Mussa”, e “O macaco e a velha”, sendo que alguns deles estão presentes nos livros publicados pelo autor: “Macacada” e “Bá e as Visagens”.

Em entrevista, Augusto diz que a experiência de contar histórias é revigorante: ”Não importa o seu estado, depois de contar histórias você se sente outra pessoa”. E foi por contar histórias que ele também passou a escrevê-las. Seu primeiro convite para escrever foi para um livro com as histórias que ele mais gostava de contar, chamado “Felizes para Sempre”. Hoje, o autor já possui 14 livros publicados.

Ele ainda não conhecia o espaço, mas achou o local maravilhoso. Disse que o público precisa conhecer melhor e aproveitar esse ambiente de cultura.

A Sala de Leitura é uma parceria da Cidade das Artes com o Rio Design. Acompanhe a nossa programação pelo site. Os eventos são gratuitos.

Demais notícias

Setembro de 2014

dia 01
Segunda

Artistas não têm idade

O pianista Lukas Geniusas impressiona, primeiramente, pela idade, ao entrar no palco para a apresentação era possível ouvir na plateia as exclamações sobre a sua juventude.   Com apenas 24 anos de idade e aparentando ainda mais novo, ele surgiu tímido, mas ao se sentar ao piano ele impressionou a plateia mais uma vez.

[+] leia mais

Agosto de 2014

dia 30
Sábado

Uma grande poeta brasileira

Carolina Maria de Jesus nasceu em Sacramento, numa comunidade rural de Minas Gerais, em 1914, filha de meeiros. Por ser filha ilegítima, sempre foi marginalizada pelo pai.

[+] leia mais

Agosto de 2014

dia 29
Sexta

Lukas Geniusas

Lukas Geniusas nasceu em 1990, em Moscou. Aos cinco anos já tomava classes de piano e muito jovem já integrava o Moscow Frederic Chopin College of Music, no qual se graduou com honras em 2008.

[+] leia mais

Agosto de 2014

dia 28
Quinta

Estação Primeira de Mangueira

Antes mesmo do samba ser valorizado, a comunidade da Mangueira já era pioneira dos carnavais cariocas. No início, a celebração era feita pelos cordões da comunidade.

[+] leia mais

Agosto de 2014

dia 27
Quarta

Igor Stravinsky

Ígor Fiódorovitch Stravinsky nasceu em 1882, na Rússia. Filho de um cantor de ópera e de uma pianista, o menino começou a estudar música cedo, mas seus pais optaram por um estudo formal de Direito.

[+] leia mais

Agosto de 2014

dia 26
Terça

As Cores de Frida

Frida Kahlo nasceu no dia 6 de julho de 1907, em Coyoacán, México, filha de pai alemão e mãe mestiça mexicana.  Segundo a artista, que tinha várias irmãs, viveu em um ambiente feminino desde criança, mas sempre foi agarrada ao pai.

[+] leia mais

Agosto de 2014

dia 25
Segunda

Um poema bem pequeno

A palavra haicai surgiu no Brasil, advinda do termo japonês haiku. Os poemas são formados por três linhas, com cinco sílabas ou caracteres na primeira e última fileiras, e sete sílabas ou caracteres na segunda.

[+] leia mais

Agosto de 2014

dia 24
Domingo

Um dos últimos românticos

Sergei Rachmaninoff nasceu em 1873 em Semyonovo, na Rússia. Vindo de uma família nobre, o jovem foi apresentado ao piano pelos seus pais,  pianistas amadores.

[+] leia mais

Agosto de 2014

dia 23
Sábado

O legado teatral da província de Okinawa

A cultura japonesa é muito admirada mundialmente pelo cuidado e perfeição com que mantém as tradições. O Reino de Ryukyu desenvolveu uma forma de expressão única e independente, com influências do Japão e China, onde teatro, dança e música contam as histórias do cotidiano de seu povo.

[+] leia mais

Agosto de 2014

dia 22
Sexta

O grande compositor romântico

Frédéric François Chopin nasceu no dia 1º de março de 1810, no Ducado de Varsóvia ,dominado pelo Império Russo, filho de uma pianista polonesa e um professor francês expatriado. Sua família transitava entre a nobreza e a burguesia da Polônia o que deu ao  menino a uma infância culta.

[+] leia mais