Fundação Cidade das Artes

Notícias » As histórias de Augusto Pessôa

Setembro de 2013

dia 02, Segunda

As histórias de Augusto Pessôa

augustop

Neste último sábado, o autor e contador de histórias Augusto Pessôa marcou presença na Sala de Leitura da Cidade das Artes, trazendo histórias e adivinhas para o público. Os contos populares selecionados para essa tarde divertida foram “A rã e o Boi”, “João sem medo”, “Mussa”, e “O macaco e a velha”, sendo que alguns deles estão presentes nos livros publicados pelo autor: “Macacada” e “Bá e as Visagens”.

Em entrevista, Augusto diz que a experiência de contar histórias é revigorante: ”Não importa o seu estado, depois de contar histórias você se sente outra pessoa”. E foi por contar histórias que ele também passou a escrevê-las. Seu primeiro convite para escrever foi para um livro com as histórias que ele mais gostava de contar, chamado “Felizes para Sempre”. Hoje, o autor já possui 14 livros publicados.

Ele ainda não conhecia o espaço, mas achou o local maravilhoso. Disse que o público precisa conhecer melhor e aproveitar esse ambiente de cultura.

A Sala de Leitura é uma parceria da Cidade das Artes com o Rio Design. Acompanhe a nossa programação pelo site. Os eventos são gratuitos.

Demais notícias

Novembro de 2014

dia 02
Domingo

A obra viva, Steve Reich

O compositor Steve Reich é considerado um grande gênio pelas grandes mídias mundiais. Reich adotou estruturas, harmonias e ritmos para escrever, mudando aspectos tradicionais e redirecionando parte da música atual.

[+] leia mais

Novembro de 2014

dia 01
Sábado

A versatilidade de Ana Maria Machado

Ana Maria Machado nasceu em Santa Tereza, no Rio de Janeiro, em 24 de dezembro de 1941. Iniciou sua carreira como pintora e após abandonar o curso de Geografia e entrar para o de Letras na UFRJ, se entregou de vez às palavras e lecionou em colégios e faculdades.

[+] leia mais

Outubro de 2014

dia 31
Sexta

A violinista gaúcha

Brigitta Calloni, violinista gaúcha, iniciou seus estudos musicais aos cinco anos de idade, e em 2001 ingressou no curso de bacharelado em violino na UFRGS, estudando com os professores Marcello Guerchfeld e Fredi Gerling. Em 2005 foi admitida na Universidade Mozarteum, em Salzburg, na Áustria, na classe de Lavard Skou-Laren, onde recebeu distinção, e pela Michigan State University estudou sob a orientação de Dmitri Berlinsky, concluindo o curso em 2008.

[+] leia mais

Outubro de 2014

dia 30
Quinta

O Chorão Carioca

  Carlos Almada, nascido no estado do Rio de Janeiro, em 1958, iniciou-se em música como flautista de choro e samba. E foi no choro que ganhou seu nome, apresentando um estudo aprofundado sobre este gênero musical, que é um dos mais valiosos patrimônios culturais brasileiros, com quase 150 anos de existência.

[+] leia mais

Outubro de 2014

dia 29
Quarta

O modernista imcompreensível

Um compositor renomado, nascido na Rússia, no dia 23 de abril de 1891, Sergei Prokofiev é natural de Sontsokva, cidade localizada na atual Ucrânia (antigo Império Russo). Filho de um engenheiro e uma pianista amadora, iniciou sua carreira como pianista estudando música no conservatório de São Petersburgo, sob a orientaçnao de Rimski-Korsakov e Tcherepnin.

[+] leia mais

Outubro de 2014

dia 28
Terça

Fábula Urbana

Fábula Urbana é um livro bastante desafiador, que pode ser indicado para leitores de  idades diferentes.   Ele tem um projeto gráfico belíssimo, com seu formato alongado e estreito,  que lembra as linhas de um prédio.

[+] leia mais

Outubro de 2014

dia 27
Segunda

Histórias de José Rezende Jr.

Mineiro, nascido em 1959, José Rezende Júnior é jornalista, escritor, e já atuou  em grandes editoriais como O Globo, Correio Braziliense, Isto É e o Jornal do Brasil. Esteve presente em diversas áreas, produzindo reportagens sobre cidades, política, mundo e cultura.

[+] leia mais

Outubro de 2014

dia 26
Domingo

The Police

Apesar de ter durado menos de uma década, The Police é considerada uma das melhores bandas de rock da década de 80. A banda lançou seu primeiro álbum em 1977, já com o nome de “The Police”.

[+] leia mais

Outubro de 2014

dia 25
Sábado

Múltiplo talento

Maestro ou Mestre Duda, José Ursicino da Silva, nasceu em Goiana interior de Pernambuco, em 23 de dezembro de 1935. Começou a estudar música aos oito anos de idade e aos dez já era integrante da banda Saboeira, foi quando escreveu sua primeira composição, o frevo “Furacão”.

[+] leia mais

Outubro de 2014

dia 24
Sexta

Regente precoce

Nascido em Porto Alegre, Radamés Gnatalli é um compositor, arranjador e instrumentista, cuja obra contribuiu para acabar com as barreiras entre a música erudita e a composição popular. Filho de pianista gaúcha, e de um imigrante italiano, iniciou seus estudos com a mãe aos seis anos de idade e aos 9 anos ganhou um prêmio por sua atuação como regente de uma orquestra infantil.

[+] leia mais