Fundação Cidade das Artes

Notícias » Mostra de Artistas Contemporâneos I

Setembro de 2013

dia 03, Terça

Mostra de Artistas Contemporâneos I

Angelo Venosa

A Cidade das Artes recebe a Mostra de Artistas Contemporâneos, até o dia 03/11. Conheça alguns dos artistas que têm obras expostas na casa.

Angelo Venosa

Angelo Venosa é um escultor brasileiro da chamada “geração 80”. Graduado em Desenho Industrial pela ESDI (Escola Superior de Desenho Industral), Angelo iniciou sua carreira participando de significativas exposições como “Pintura! Pintura!” no Rio de Janeiro. Foi em 1984, que fez suas primeiras incursões no universo das esculturas, e passou a se dedicar apenas a elas. As esculturas do início dos anos 1980 associam indistintamente materiais naturais e produtos industrializados. A partir do início dos anos 1990, o artista passa a utilizar materiais como cera, chumbo, mármore e até mesmo dentes de animais, criando obras que lembram estruturas anatômicas, como vértebras e ossos.

Atualmente, o artista conta com várias esculturas públicas instaladas pelo pais e, ainda este ano, será lançado o segundo livro sobre sua obra, publicado pela Cosac Naify.

 

Demais notícias

Outubro de 2014

dia 23
Quinta

Clóvis Pereira, o caboclinho do maracatu

Compositor de frevos e maracatus, além de obras para coro e orquestra sinfônica, Clóvis Pereira herdou do pai, o clarinetista Luiz Gonzaga Pereira dos Santos, da Banda Musical Nova Euterpe, a paixão e o talento para a música. Mas foi com muito estudo que Clóvis aprimorou sua vocação e se consagrou de fato como músico e compositor.

[+] leia mais

Outubro de 2014

dia 22
Quarta

Um homem da música

Ernesto Nazareth aprendeu piano desde cedo com a mãe que tocava valsas, modinhas e principalmente polcas, em saraus e reuniões de amigos. Nascido no Rio de Janeiro, foi o maior compositor de tangos brasileiros.

[+] leia mais

Outubro de 2014

dia 21
Terça

Programa delicioso de sábado passado

No dia 19 de outubro, no Teatro Câmara aconteceu um show muito descontraído e animado de uma das cantoras do cenário musical atual, Thaís Gulin. A fusão de muita simpatia, técnica e talento, fizeram do concerto um momento bem divertido e interativo.

[+] leia mais

Outubro de 2014

dia 20
Segunda

Trombone erudito

Instrumentista e arranjador, nascido em São Paulo, no dia 5 de dezembro de 1922, Gilberto Gagliardi começou a estudar com o pai, José Gagliardi, entrando para o curso de iniciação musical na Escola Nacional de Música da Universidade do Brasil, do Rio de Janeiro, em 1938. Nessa mesma época, tocou em várias orquestras, logo após essas apresentações, gravou suas primeiras  músicas de carnaval.

[+] leia mais

Outubro de 2014

dia 18
Sábado

Um inovador da música brasileira

Além de agregar muito à música brasileira fazendo parte do grupo de músicos intelectuais, Tom Zé ainda esteve presente na luta contra a ditadura e formação da consciência política nacional.   Antonio José Santana Martins nasceu em Irajá, Bahia, em 13 de outubro de 1936.

[+] leia mais

Outubro de 2014

dia 17
Sexta

Mania de explicação

Adriana Falcão, carioca de 48 anos, conseguiu a difícil façanha de viver de escrever  no Brasil. Roteirista, escreveu séries como comédias da “Vida Privada”, “Mulher” e “A  Grande Família”, além de roteiros para cinema.

[+] leia mais

Outubro de 2014

dia 16
Quinta

William Christie

A identificação do maestro William Christie com o repertório francês é tão grande que nem parece que ele é um americano, nascido em Buffalo, estado de New York. Ou então que, ao ingressar em Harvard, sonhava em ser médico.

[+] leia mais

Outubro de 2014

dia 15
Quarta

Ney Matogrosso, o ápice do Projeto Inusitado.

Um dos shows que integram o projeto “Inusitado” e que tem como objetivo propiciar total liberdade criativa para os artistas e incentivar o lado experimental de suas carreiras, aconteceu ontem, 14 de outubro, no Teatro Câmara das Cidades das Artes. E já começamos falando do ápice da noite, que foi a participação especialíssima do cantor Ney Matogrosso.

[+] leia mais

Outubro de 2014

dia 14
Terça

Thaís Gulin

A curitibana Thaís Gulin, desde a infância é apaixonada pela música e esse foi um dos motivos que a levaram a estudar canto no Conservatório de Música de Curitiba. Logo depois, motivada pelo mundo dos musicais, fez uma oficina de teatro e se mudou para o Rio de Janeiro para começar sua carreira artística.

[+] leia mais

Outubro de 2014

dia 13
Segunda

Panamericana, a banda que nasceu nos palcos

Toni Platão, Dado Villa Lobos, Charles Gavin e Dé Palmeira, todos músicos brasileiros renomados, se juntaram para tocar suas músicas favoritas do rock latino americano, formando a Panamericana. Eles tem como objetivo estreitar e fortalecer os vínculos culturais e musicais do Brasil com os países irmãos.

[+] leia mais