Fundação Cidade das Artes

Notícias » Mostra de Artistas Contemporâneos I

Setembro de 2013

dia 03, Terça

Mostra de Artistas Contemporâneos I

Angelo Venosa

A Cidade das Artes recebe a Mostra de Artistas Contemporâneos, até o dia 03/11. Conheça alguns dos artistas que têm obras expostas na casa.

Angelo Venosa

Angelo Venosa é um escultor brasileiro da chamada “geração 80”. Graduado em Desenho Industrial pela ESDI (Escola Superior de Desenho Industral), Angelo iniciou sua carreira participando de significativas exposições como “Pintura! Pintura!” no Rio de Janeiro. Foi em 1984, que fez suas primeiras incursões no universo das esculturas, e passou a se dedicar apenas a elas. As esculturas do início dos anos 1980 associam indistintamente materiais naturais e produtos industrializados. A partir do início dos anos 1990, o artista passa a utilizar materiais como cera, chumbo, mármore e até mesmo dentes de animais, criando obras que lembram estruturas anatômicas, como vértebras e ossos.

Atualmente, o artista conta com várias esculturas públicas instaladas pelo pais e, ainda este ano, será lançado o segundo livro sobre sua obra, publicado pela Cosac Naify.

 

Demais notícias

Novembro de 2014

dia 23
Domingo

A magia de Vera Holtz

Vera Lúcia Holtz, nascida em 1952, em Tatuí, Interior de São Paulo. Formou-se em Artes Plásticas e Desenho Geométrico, mas largou tudo para estudar na Escola de Artes Dramáticas na Universidade de São Paulo.

[+] leia mais

Novembro de 2014

dia 22
Sábado

O grande compositor

Johann Sebastian Bach foi músico, compositor e organista, nascido no ano de 1865, na Alemanha, em Eisenach. Considerado um dos maiores artistas da história da humanidade, fazendo parte da tríade dos maiores músicos eruditos ao lado de Beethoven e Mozart.

[+] leia mais

Novembro de 2014

dia 21
Sexta

O bardo inglês

William Shakespeare nasceu e foi criado em Stratford-upon-Avon. Aos 18 anos, segundo alguns estudiosos, casou-se com Anne Hathaway, que lhe concedeu três filhos: Susanna, e os gêmeos Hamnet e Judith.

[+] leia mais

Novembro de 2014

dia 19
Quarta

O grande líder sul-africano

Nascido em 18 de julho de 1918, na cidade de Transkei, Nelson Rolihlahla Mandela era filho único do casal Henry Mgadla Mandela e Noseki Fanny, que integrava uma antiga família de aristocratas da casa real de Thembu. O líder sul-africano foi um dos mais importantes sujeitos políticos atuantes contra o processo de discriminação instaurado pelo apartheid, na África do Sul, e se tornou um ícone internacional na defesa das causas humanitárias.

[+] leia mais

Novembro de 2014

dia 18
Terça

Homenagem a Zumbi dos Palmares

O Dia da Consciência Negra é uma data celebrada no Brasil no dia 20 de novembro, um dia que está incluído na semana da Consciência Negra e tem como objetivo uma reflexão sobre a introdução dos negros na sociedade brasileira. O dia 20 de Novembro foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, data na qual morreu, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695.

[+] leia mais

Novembro de 2014

dia 17
Segunda

Um grande dia de celebração à alegria

Ontem, dia 16 de novembro, o Festival Panorama encheu a Cidade das Artes de amantes da cultura afro-brasileira e da dança em geral. O domingo foi bastante movimentado, recebendo dois eventos bem característicos da zona norte do Rio de Janeiro: a Feira das Yabás e a tradicional festa gastronômica de Oswaldo Cruz.

[+] leia mais

Novembro de 2014

dia 16
Domingo

Feira das Yabás

Em 2008, aconteceu a primeira edição da Feira das Yabás por iniciativa de Marquinhos de Oswaldo Cruz que depois de recriar o Trem do Samba e a feijoada da Portela resolveu cantar seus sambas na quadra da Portelinha com muito macarrão  e carne assada. Assim, nasceu a primeira edição da Feira, que hoje conta com o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro e reúne milhares de visitantes.

[+] leia mais

Novembro de 2014

dia 15
Sábado

O ritmo agitado de Alice Ripoll

A carioca Alice Ripoll é coreógrafa formada pela Escola e faculdade Angel Vianna, e atua também como intérprete, professora e diretora de movimento para peças teatrais. Dirigiu e interpretou os trabalhos “Que as saídas sejam múltiplas” (em parceria com Fernando Klipel, 2008), “Amanhã recomeço” (2007), “Caminhe com os meus sapatos” (2012).

[+] leia mais

Novembro de 2014

dia 14
Sexta

Sob Rodas

Uma fusão de movimentos com a música bem singular. Os divergentes que se completam – o velho com o novo, o homem com a mulher, o nordestino com o “sudestino”.

[+] leia mais

Novembro de 2014

dia 13
Quinta

Festival Panorama

O Festival Panorama de Dança, maior evento de performance e dança profissional do Brasil e um dos mais importantes da América Latina, é patrocinado pela Petrobras desde 2006, na qualidade de Projeto Convidado. Com sua primeira edição organizada em 1992, traz a proposta de ocupar a cidade do Rio de Janeiro com dança e projetos dos mais variados formatos, apresentando as relações que o corpo constrói com o espaço, tempo e público através do movimento.

[+] leia mais