Fundação Cidade das Artes

Notícias » Mostra de Artistas Contemporâneos I

Setembro de 2013

dia 03, Terça

Mostra de Artistas Contemporâneos I

Angelo Venosa

A Cidade das Artes recebe a Mostra de Artistas Contemporâneos, até o dia 03/11. Conheça alguns dos artistas que têm obras expostas na casa.

Angelo Venosa

Angelo Venosa é um escultor brasileiro da chamada “geração 80”. Graduado em Desenho Industrial pela ESDI (Escola Superior de Desenho Industral), Angelo iniciou sua carreira participando de significativas exposições como “Pintura! Pintura!” no Rio de Janeiro. Foi em 1984, que fez suas primeiras incursões no universo das esculturas, e passou a se dedicar apenas a elas. As esculturas do início dos anos 1980 associam indistintamente materiais naturais e produtos industrializados. A partir do início dos anos 1990, o artista passa a utilizar materiais como cera, chumbo, mármore e até mesmo dentes de animais, criando obras que lembram estruturas anatômicas, como vértebras e ossos.

Atualmente, o artista conta com várias esculturas públicas instaladas pelo pais e, ainda este ano, será lançado o segundo livro sobre sua obra, publicado pela Cosac Naify.

 

Demais notícias

Outubro de 2014

dia 30
Quinta

O Chorão Carioca

  Carlos Almada, nascido no estado do Rio de Janeiro, em 1958, iniciou-se em música como flautista de choro e samba. E foi no choro que ganhou seu nome, apresentando um estudo aprofundado sobre este gênero musical, que é um dos mais valiosos patrimônios culturais brasileiros, com quase 150 anos de existência.

[+] leia mais

Outubro de 2014

dia 29
Quarta

O modernista imcompreensível

Um compositor renomado, nascido na Rússia, no dia 23 de abril de 1891, Sergei Prokofiev é natural de Sontsokva, cidade localizada na atual Ucrânia (antigo Império Russo). Filho de um engenheiro e uma pianista amadora, iniciou sua carreira como pianista estudando música no conservatório de São Petersburgo, sob a orientaçnao de Rimski-Korsakov e Tcherepnin.

[+] leia mais

Outubro de 2014

dia 28
Terça

Fábula Urbana

Fábula Urbana é um livro bastante desafiador, que pode ser indicado para leitores de  idades diferentes.   Ele tem um projeto gráfico belíssimo, com seu formato alongado e estreito,  que lembra as linhas de um prédio.

[+] leia mais

Outubro de 2014

dia 27
Segunda

Histórias de José Rezende Jr.

Mineiro, nascido em 1959, José Rezende Júnior é jornalista, escritor, e já atuou  em grandes editoriais como O Globo, Correio Braziliense, Isto É e o Jornal do Brasil. Esteve presente em diversas áreas, produzindo reportagens sobre cidades, política, mundo e cultura.

[+] leia mais

Outubro de 2014

dia 26
Domingo

The Police

Apesar de ter durado menos de uma década, The Police é considerada uma das melhores bandas de rock da década de 80. A banda lançou seu primeiro álbum em 1977, já com o nome de “The Police”.

[+] leia mais

Outubro de 2014

dia 25
Sábado

Múltiplo talento

Maestro ou Mestre Duda, José Ursicino da Silva, nasceu em Goiana interior de Pernambuco, em 23 de dezembro de 1935. Começou a estudar música aos oito anos de idade e aos dez já era integrante da banda Saboeira, foi quando escreveu sua primeira composição, o frevo “Furacão”.

[+] leia mais

Outubro de 2014

dia 24
Sexta

Regente precoce

Nascido em Porto Alegre, Radamés Gnatalli é um compositor, arranjador e instrumentista, cuja obra contribuiu para acabar com as barreiras entre a música erudita e a composição popular. Filho de pianista gaúcha, e de um imigrante italiano, iniciou seus estudos com a mãe aos seis anos de idade e aos 9 anos ganhou um prêmio por sua atuação como regente de uma orquestra infantil.

[+] leia mais

Outubro de 2014

dia 23
Quinta

Clóvis Pereira, o caboclinho do maracatu

Compositor de frevos e maracatus, além de obras para coro e orquestra sinfônica, Clóvis Pereira herdou do pai, o clarinetista Luiz Gonzaga Pereira dos Santos, da Banda Musical Nova Euterpe, a paixão e o talento para a música. Mas foi com muito estudo que Clóvis aprimorou sua vocação e se consagrou de fato como músico e compositor.

[+] leia mais

Outubro de 2014

dia 22
Quarta

Um homem da música

Ernesto Nazareth aprendeu piano desde cedo com a mãe que tocava valsas, modinhas e principalmente polcas, em saraus e reuniões de amigos. Nascido no Rio de Janeiro, foi o maior compositor de tangos brasileiros.

[+] leia mais

Outubro de 2014

dia 21
Terça

Programa delicioso de sábado passado

No dia 19 de outubro, no Teatro Câmara aconteceu um show muito descontraído e animado de uma das cantoras do cenário musical atual, Thaís Gulin. A fusão de muita simpatia, técnica e talento, fizeram do concerto um momento bem divertido e interativo.

[+] leia mais