Fundação Cidade das Artes

Notícias » Mostra de Artistas Contemporâneos I

Setembro de 2013

dia 03, Terça

Mostra de Artistas Contemporâneos I

Angelo Venosa

A Cidade das Artes recebe a Mostra de Artistas Contemporâneos, até o dia 03/11. Conheça alguns dos artistas que têm obras expostas na casa.

Angelo Venosa

Angelo Venosa é um escultor brasileiro da chamada “geração 80”. Graduado em Desenho Industrial pela ESDI (Escola Superior de Desenho Industral), Angelo iniciou sua carreira participando de significativas exposições como “Pintura! Pintura!” no Rio de Janeiro. Foi em 1984, que fez suas primeiras incursões no universo das esculturas, e passou a se dedicar apenas a elas. As esculturas do início dos anos 1980 associam indistintamente materiais naturais e produtos industrializados. A partir do início dos anos 1990, o artista passa a utilizar materiais como cera, chumbo, mármore e até mesmo dentes de animais, criando obras que lembram estruturas anatômicas, como vértebras e ossos.

Atualmente, o artista conta com várias esculturas públicas instaladas pelo pais e, ainda este ano, será lançado o segundo livro sobre sua obra, publicado pela Cosac Naify.

 

Demais notícias

Julho de 2016

dia 23
Sábado

Cidade Jacaranda

A partir de hoje, a Cidade das Artes recebe a mostra “Cidade Jacaranda”, com obras de Carlos Vergara, José Bechara, Afonso Tostes, Daniel Senise, Iole de Freitas, Vicente de Mello, Raul Mourão, Beth Jobim, Vik Muniz, Angelo Venosa, Paulo Vivaqua e Cabelo. A exposição, que fica em cartaz durante todo o período dos jogos Olímpicos e Paralímpicos marca o início da parceria entre a plataforma Jacaranda e a Cidade das Artes, com o objetivo de promover um panorama relevante da arte contemporânea brasileira.

[+] leia mais

Julho de 2016

dia 18
Segunda

Cia de dança japonesa Sankai Juku se apresenta na Cidade das Artes

No último final de semana, dias 16 e 17 de julho, a Cidade das Artes recebeu novamente a companhia de dança japonesa Sankai Juku, desta vez com o espetáculo “Meguri – Mar exuberante, Terra tranquila”. Obra mais recente de Ushio Amagatsu —  que significa tudo o que circula — Meguri  é dividido em sete partes “Um clamor à distância”, “Transformação do fundo do mar”, “Duas superfícies”, “Premonição – Quietude—Tremores”, “Floresta de Fósseis”, “Entrelaçamentos” e “Retorno”.

[+] leia mais

Julho de 2016

dia 16
Sábado

Fellini no CineArtes

Federico Fellini é o homenageado do mês no CineArtes da Cidade das Artes. Durante todo mês de julho, serão exibidos os mariores sucessos do grande cineasta italiano.

[+] leia mais

Julho de 2016

dia 14
Quinta

A Rainha e o Lugar

Dia 9 de julho, crianças de 2 a 6 anos exploraram o mundo lúdico através de experiências sensoriais extraordinárias no espetáculo-oficina "A Rainha e o Lugar" na Cidade das Artes. Através do tato, sons, texturas, movimento, objeto, ritmo e canções, Andrea Jabor levou todos diretamente para o mundo lúdico, extraordinário e poético das crianças através de experiências sensoriais incríveis.

[+] leia mais

Julho de 2016

dia 06
Quarta

A Psicanálise e o Surrealismo de Dali no Projeto Interlocuções

“O estranho em Salvador Dali” – com Vanisa Maria da Gama Moret Santos Dia 1 de julho, a poeta, escritora, psicanalista e professora universitária Vanisa Maria da Gama Moret Santos trouxe para o projeto Interlocuções da Cidade das Artes uma palestra sobre a conexão do surrealismo com a psicanálise com ênfase para a obra do grande Salvador Dali. A genialidade de Dali, ao contrário do que muitos pensam, não era traduzida apenas em suas pinturas, mas também em suas palavras.

[+] leia mais

Julho de 2016

dia 04
Segunda

Cia Teatro Portátil apresenta espetáculo gratuito na Cidade das Artes

No último final de semana, a Cidade das Artes recebeu o espetáculo "2 Números" da Cia teatro Portátil. Na sexta-feira, dia 1 de julho, a apresentação foi exclusiva para escolas e no sábado e domingo aberto ao público, que pode retirar seu ingresso gratuitamente uma hora antes na bilheteria da Cidade das Artes.

[+] leia mais

Junho de 2016

dia 30
Quinta

“Bossa Nova Canta Boleros”, o novo espetáculo do Projeto Inusitado

No segundo espetáculo da quarta temporada de Inusitado, nos dias 5 e 6 de julho, Roberto Menescal, Daniel Filho e as cantoras Joyce Moreno e Leny Andrade cantam sucessos e contam histórias sobre o bolero, estilo musical que precedeu a bossa nova. O espetáculo “Bossa Nova Canta Boleros” reúne canções em português e espanhol que marcaram as décadas de 50 e 60 como: “Me deixas louca”, a última música gravada por Elis Regina; “Anos dourados”, parceria entre Tom Jobim e Chico Buarque; e sucessos latinos como “La barca”, “Quizás, quizás, quizás”, “Tu me acostumbraste” e “Contigo en la distancia”.

[+] leia mais

Junho de 2016

dia 20
Segunda

V Semana de Música de Câmara

Criada pela pianista Simone Leitão, a Semana Internacional de Música de Câmara do Rio de Janeiro - único festival da categoria no Brasil – apresenta sua quinta edição entre os dias 21 e 26 de junho na Cidade das Artes. O repertório, que preza pela ecletismo estilístico e cultural, vai de Bach até Shostakovich, contemplando também a variedade de nacionalidade entre os músicos.

[+] leia mais

Junho de 2016

dia 17
Sexta

Orquestra Maré do Amanhã se apresenta na Cidade das Artes na sexta Edição do Projeto Sócio-Cultural Mobilidade Sonora

No último dia 15, a Cidade das Artes recebeu a apresentação da Orquestra Maré do Amanhã em um concerto para estudantes da rede pública convidados pela Fetranspor, realizadora do projeto sócio-cultural. O Mobilidade Sonora, que faz parte de um conjunto de ações sociais da empresa, tem como objetivo a inclusão social de jovens levando-os para vivenciar manifestações culturais através da música, arte e cidadania.

[+] leia mais

Junho de 2016

dia 15
Quarta

Sura Berditchevsky em Cartas de Maria Julieta e Carlos Drummond de Andrade

O Teatro de Câmara da Cidade das Artes recebeu, nos dias 11 e 12 de junho,  o emocionante monólogo desenvolvido pela atriz Sura Berditchevsky a partir das correspondências entre o poeta Carlos Drummond de Andrade e sua filha Maria Julieta. O projeto é uma parceria entre a atriz e o neto caçula de Carlos Drummond de Andrade, que recebeu do avô a função de cuidar de sua obra após sua morte.

[+] leia mais